R e SPOTIFY

[This article was first published on Stats2U, and kindly contributed to R-bloggers]. (You can report issue about the content on this page here)
Want to share your content on R-bloggers? click here if you have a blog, or here if you don't.

R+API+SPOTIFY

Hoje resolvi acessar a API do serviço de streaming de música Spotify, na minha opinião o melhor da categoria e um dos apps que mais utilizo. Só pra constar, odeio todo o conceito do potencial concorrente, Tidal.

Mais uma vez, tudo foi feito utilizando o software livre R.

As funções que criei fazem algumas coisas básicas como: baixar informações de usuários (seguidores,listas etc), baixar informação dos artistas e os artistas que o Spotify define como relacionados. Essa última informação permitiu que eu gerasse grafos. Para ilustrar, coloco aqui dois casos que permitem  visualizar  a rede de artistas relacionados de acordo com o Spotify. 

Interessante ver como cada artista se situa dentro da rede. Olhe com atenção os detalhes e veja como você consegue definir gêneros musicais pelas aglutinações naturais da rede. 

Clique nas imagens para ver com mais detalhes. 

Beatles 




Anitta

Repare como os artistas de Pagode e Samba estão mais próximos, os de Axé, funk, Sertanejo e Rock também estão no que parecem ser um cluster. E a Cláudia  Leite é um híbrido nesses grupos?!

Obs: Obviamente a rede real é muito mais extensa e defini pontos de corte para melhor visualização. Caso gerasse os pontos de maneira indefinida poderia inclusive encontrar artistas de encontro entre a Anitta e os Beatles. Quantos passos seriam necessários?!




Aos que se interessarem nessa e em outras aplicações utilizando redes sociais e o R, recomendo o curso: Análise de dados de redes sociais utilizando o R oferecido como curso de extensão pela PUC-Rio.







To leave a comment for the author, please follow the link and comment on their blog: Stats2U.

R-bloggers.com offers daily e-mail updates about R news and tutorials about learning R and many other topics. Click here if you're looking to post or find an R/data-science job.
Want to share your content on R-bloggers? click here if you have a blog, or here if you don't.

Never miss an update!
Subscribe to R-bloggers to receive
e-mails with the latest R posts.
(You will not see this message again.)

Click here to close (This popup will not appear again)