Utilização do RKWard

This post was kindly contributed by Anotações R Statistical Computing - go there to comment and to read the full post.

O RKWard é uma órima interface para o R. É a que mais utilizo.

Além tornar algumas funções básicas acessíveis através de menu (algo que nunca utilizei), possui um ótimo editor de script e outras funcionalidades. Por exemplo o editor de script indica os parâmetros de cada função e verifica os parêntesis. Também torna-se mais fácil exportar gráficos para diversos formatos.
O RKWard está nos repositórios de diversas distribuições Linux e pode ser facilmente instalado por um gerenciado de pacotes como o Synaptic.

No entanto, dependendo da versão do R instalada, o RKWard pode passar a indicar ao final de cada linha o aviso "Erro: unprotect(): somente 1 itens protegidos" ou outras mensagens erros. Isto ocorre se a versão do R não for compatível com a do RKWard.


O RKWard está em inglês e roda no Linux. Em seu site é indicada uma forma de utiliza-lo no Windows.

Para resolver este problema a versão do RKWard deve ser atualizada pela versão mais nova disponível. Detalhes pode ser obtidos em http://rkward.sourceforge.net/

Por exemplo, no Ubuntu, pode-se adicionar o repositório indicado no PPA em https://launchpad.net/~rkward-devel/+archive/rkward-stable-cran (versão estável) ou, em último caso, em https://launchpad.net/~rkward-devel/+archive/rkward-devel-cran (versão em desenvolvimento).

Tags: , ,

Comments are closed.