Gamma não central (ncg v 0.1.0)

July 26, 2012
By

This post was kindly contributed by Ridículas - go there to comment and to read the full post.

A distribuição gama incompleta não-central pode ser vista como a forma geral da distribuição \chi^2 não-central e é expressa como uma mistura de uma Poisson com a função gamma (\Gamma) incompleta.

Alguns autores propuseram aproximações para a obtenção da função gamma incompleta não-central, sem, no entanto, que os procedimentos numéricos tivessem sido implementados. Outros trabalhos apresentam métodos para a obtenção da função de distribuição gamma (\Gamma) incompleta não-central e de sua inversa, mas os códigos de suas soluções não estão disponíveis.

Para o caso particular da distribuição \chi^2 não-central, existem soluções numéricas de alta qualidade e implementações em programas como o R (família de funções *chisq(), usando-se o argumento ncp). Entretanto, um dos problemas ainda remanescentes é o da obtenção do parâmetro de não-centralidade, dados os valores da função de distribuição, de x e de \alpha, tanto para a distribuição gama (\Gamma), quanto para a \chi^2 não-central.

Neste post apresentamos o pacote (ncg) que implementa uma adaptação ao método originalmente proposto para a função \beta incompleta não-central e um outro que combina o método desses autores com o método da inversão da função de distribuição em relação ao parâmetro de não-centralidade, utilizando para isso o método de Newton-Raphson.

Maiores detalhes acerca da teoria e eficácia do implementado no pacote estão disponíveis na dissertação que serviu de cerne ao desenvolvimento do Pacote, de autoria de Izabela Regina Cardoso de Oliveira, sob orientação do Prof Dr. Daniel Furtado Ferreira, do programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agrícola da Universidade Federal de Lavras (texto completo aqui). Detalhes do pacote, estão também disponíveis no CRAN, (acesse-o por aqui)

Para exemplificar, suponha uma v.a. Y com distribuição \chi^2 com \nu = 5 e parâmetro de não-centralidade \delta = 1. Para calcular a probabilidade acumulada em y = 4 usa-se a função pchisq(), como segue:

## install.packages('ncg')
require(ncg)

nu <- 5
y <- 4
delta <- 1

pchisq(y, nu, 1)

Como a \chi^2 não-central é um caso particular da distribuição \Gamma não-central, por meio de uma simples transformação podemos calcular a probabilidade acumulada da \chi^2, usando a função pgammanc() do pacote ncg, fazemos portanto:

alpha <- nu / 2
x <- y / 2

pgammanc(x, alpha, delta) 

A função deltagammanc() computa o parâmetro de não-centralidade da função \Gamma não-central dados os valores de x, \alpha e p. Como a \chi^2 não-central é um caso particular da \Gamma não-central, essa função também pode ser usada para obter o parâmetro de não-centralidade de uma \chi^2 não-central.

deltagammanc(x, alpha, 0.3471897)

Espero que tanto o pacote, quanto as breves explicações aqui ditas sejam úteis. Agradeço aos colegas que estiveram envolvidos, Izabela e Prof Daniel, obrigado!


Tags: , , , , , ,

Comments are closed.