R e SPOTIFY

April 15, 2015
By

(This article was first published on Stats2U, and kindly contributed to R-bloggers)

R+API+SPOTIFY

Hoje resolvi acessar a API do serviço de streaming de música Spotify, na minha opinião o melhor da categoria e um dos apps que mais utilizo. Só pra constar, odeio todo o conceito do potencial concorrente, Tidal.
Mais uma vez, tudo foi feito utilizando o software livre R.
As funções que criei fazem algumas coisas básicas como: baixar informações de usuários (seguidores,listas etc), baixar informação dos artistas e os artistas que o Spotify define como relacionados. Essa última informação permitiu que eu gerasse grafos. Para ilustrar, coloco aqui dois casos que permitem  visualizar  a rede de artistas relacionados de acordo com o Spotify. 
Interessante ver como cada artista se situa dentro da rede. Olhe com atenção os detalhes e veja como você consegue definir gêneros musicais pelas aglutinações naturais da rede. 

Clique nas imagens para ver com mais detalhes. 
Beatles 
Anitta
Repare como os artistas de Pagode e Samba estão mais próximos, os de Axé, funk, Sertanejo e Rock também estão no que parecem ser um cluster. E a Cláudia  Leite é um híbrido nesses grupos?!
Obs: Obviamente a rede real é muito mais extensa e defini pontos de corte para melhor visualização. Caso gerasse os pontos de maneira indefinida poderia inclusive encontrar artistas de encontro entre a Anitta e os Beatles. Quantos passos seriam necessários?!
Aos que se interessarem nessa e em outras aplicações utilizando redes sociais e o R, recomendo o curso: Análise de dados de redes sociais utilizando o R oferecido como curso de extensão pela PUC-Rio.

To leave a comment for the author, please follow the link and comment on their blog: Stats2U.

R-bloggers.com offers daily e-mail updates about R news and tutorials on topics such as: Data science, Big Data, R jobs, visualization (ggplot2, Boxplots, maps, animation), programming (RStudio, Sweave, LaTeX, SQL, Eclipse, git, hadoop, Web Scraping) statistics (regression, PCA, time series, trading) and more...



If you got this far, why not subscribe for updates from the site? Choose your flavor: e-mail, twitter, RSS, or facebook...

Comments are closed.

Sponsors

Never miss an update!
Subscribe to R-bloggers to receive
e-mails with the latest R posts.
(You will not see this message again.)

Click here to close (This popup will not appear again)